O relaxamento é um conjunto de técnicas que ajudam a diminuir os efeitos fisiológicos do stress no corpo e mente.

A ansiedade pode provocar uma série de reações físicas como a tensão muscular. Algumas pessoas tendem a contrair os seus músculos ao ponto de sentirem dores. O relaxamento ajuda a lidar com o stress diário e com o stress relacionado com problemas de saúde. O relaxamento muscular é um dos principais mecanismos para se atingir a resposta de relaxamento. O paciente aprende a libertar sistematicamente a tensão em grupos musculares por todo o corpo. À medida que a tensão muscular diminui, a sensação de ansiedade geralmente é reduzida.

O relaxamento muscular progressivo de Jacobson é amplamente utilizado isoladamente ou em associação a outras técnicas. Consiste em tensional e relaxar diferentes grupos musculares a fim de obter o relaxamento da tensão muscular e sensação de bem-estar. Inicialmente o terapeuta deve guiar o paciente que, posteriormente, deve realizar o exercício em casa sozinho.

 

Relaxamento Crianças

O relaxamento muscular progressivo para crianças tem como finalidade auxiliar a criança a atingir um estado de relaxamento físico (muscular) e mental (tranquilidade e equilíbrio interior). Crianças agitadas, hiperativas, ansiosas, irritáveis e com sintomas de stress infantil, poderão sentir-se melhor após o exercício. Porém, o relaxamento infantil pode ser aplicado a qualquer criança, com os mesmos benefícios. Além disso a prática de relaxar contribui para que a criança, desde cedo, se familiarize com seus sentimentos e emoções, deixando a criança mais atenta às suas sensações.