A Terapia de Casal está indicada para casais que se encontram com dificuldades no relacionamento, nomeadamente, dificuldades que envolvam a comunicação ou ao modo como gerem os seus conflitos e que pretendem investir na relação. É essencial que ambos os elementos do casal reconheçam a necessidade de efetuarem mudanças e que estejam disponíveis para o fazer.

Tem como principal finalidade, permitir ao casal adquirir uma noção clara dos problemas que afetam a relação, das necessidades que têm, e analisar as hipóteses de reconciliação e, caso existam, tentar encontrar meios facilitadores para o restabelecimento da relação. O foco da intervenção é a relação de casal, pelo que não é de esperar mudanças na personalidade dos elementos através deste tipo de terapia.

A terapia de casal pode criar oportunidades para que no casal haja o conhecimento, a compreensão, e a integração destes desejos e ambições pessoais, numa vida partilhada. Na consulta de terapia de casal, dois profissionais (masculino e feminino) atendem o casal em conjunto, ouvindo as razões de ambos, com o objetivo de criar alternativas, catalisar afetos e facilitar interações. A utilização de um “casal” de terapeutas permite, mais facilmente, gerir possíveis alianças e/ou conflitos entre membros.

Indicações para terapia de casal:
  • Sentimentos persistentes de insatisfação na relação
  • Dificuldades de comunicação
  • Preocupações ou insatisfação sexual
  • Crise gerada por desafios ou circunstâncias do quotidiano (educação dos filhos, desemprego, morte de familiar)
  • Preparação para mudanças de vida (preparação para o casamento, nascimento de filhos, saída dos filhos de casa – ninho vazio)