A Orientação Vocacional e Profissional são um procedimento científico que consiste numa ajuda especializada na construção e implementação do projeto escolar e profissional do jovem a fim de facultar uma tomada de decisão realista e consistente com o seu projeto de vida. Ambas as orientações podem ser perspetivadas como medidas preventivas, tendo em conta que auxilia o jovem no processo de maturação relativamente à sua escolha, o que trará mais consciência e satisfação face às decisões tomadas.

 

Orientação Vocacional – estudantes do 9º ano

Desde cedo que os jovens têm de tomar decisões sobre o seu percurso académico. A pressão social, o mal-estar psicológico associado a escolhas desadequadas, a complexidade do sistema educativo e sua articulação com o mundo do trabalho, bem como os custos associados ao ensino, são algumas das razões que justificam este tipo de orientação.

A Orientação Vocacional tem como objetivo principal ajudar o jovem no processo de tomada de decisão, promovendo o conhecimento sobre si próprio, da sua maturidade e informação escolar e profissional que possa sustentar a sua decisão.  [/one_third]

 

Orientação Profissional – estudantes do 10º ao 12º ano, estudantes do Ensino Superior, CETS, entre outros

No mercado de trabalho competitivo atual e, com uma diversidade de profissões cada vez maior, torna mais difícil a decisão, por parte de um jovem, a escolha do seu percurso.

A Orientação Profissional tem como objetivo principal ajudar o jovem a solucionar as dificuldades que ocorrem na escolha da sua profissão. Um maior conhecimento sobre si mesmo e sobre as universidades, cursos oferecidos, especificidades inerentes a cada profissão e sobre o mercado de trabalho fará a diferença.